Martin Luther King

Martin Luther King, um pastor e seu discurso

Martin Luther King Jr nasceu em Atlanta, EUA, em 15 de janeiro de 1929. Era filho e neto de pastores protestantes batistas, o que influenciou sua escolha de carreira. Estudou Sociologia e formou-se em 1948.

Seguindo os passos do pai, um respeitado ativista dos direitos civis, Luther King estudou Teologia e Filosofia. Tornou-se pastor da Igreja Batista em Montgomery, Alabama, em 1954.

Caso Rosa Parks

Em 1955, esteve diretamente ligado ao famoso caso Rosa Parks, uma mulher negra que se negou a ceder seu lugar em um ônibus para um homem branco. Ela acabou presa e Luther King envolveu-se em sua defesa, sofrendo forte perseguição por isso. Muitas manifestações foram realizadas e a batalha pelos direitos civis estava apenas começando.

O caso chegou à Suprema Corte dos EUA, que determinou o fim da segregação racial nos transportes públicos. Essa vitória animou e inspirou sua luta pelos direitos civis por vias pacíficas, sendo Gandhi uma de suas influências mais importantes.

“Eu Tenho um Sonho”

Nos anos seguintes, já casado e pai de 3 filhos, sua participação como pastor e ativista tornou-se notória. Ele participou de inúmeros projetos e marchas pelos direitos civis.

Em 1963 foi um dos organizadores da famosa Marcha para Washington por Trabalho e Liberdade, que reuniu mais de 250 mil pessoas de forma pacífica. Ali, Luther King proferiu seu famoso discurso “I have a dream” (Eu Tenho um Sonho), considerado um dos mais importantes da história norte-americana.

Imaginar que na década de 1960, sem nenhum recurso tecnológico dos dias atuais, e sem uma estrutura adequada de transporte público, em pleno verão com forte calor, seu chamado foi respondido por um quarto de milhão de pessoas para uma manifestação totalmente pacífica na capital federal, é algo histórico e sem precedentes.

Nobel da Paz

Como consequência por seus esforços humanistas baseados na não violência, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Na ocasião, Luther King tinha 35 anos e tornou-se o mais jovem ganhador do prêmio. Ele repassou todo o dinheiro recebido, algo em torno de 55 mil dólares, para o movimento em prol dos direitos civis.

O prêmio significou um importantíssimo reconhecimento internacional ao seu trabalho e à sua luta pelos direitos civis.

Fim trágico

Sempre muito pressionado por seus opositores, incluindo o FBI e a CIA, e sofrendo problemas em seu casamento e sua saúde, Luther King acabou assassinado em 4 de abril de 1968, quando tinha apenas 39 anos, em Memphis, Tennessee.

O homem apontado e condenado como seu assassino, James Earl Ray, morreu na cadeia em 1998 tentando provar sua inocência. O caso, portanto, permanece controverso e os verdadeiros assassinos e/ou mandantes provavelmente jamais serão conhecidos.

Homenagem

Luther King faria 95 anos essa semana, se estivesse vivo. Por conta dessa data, decidi homenagear esse grande líder, uma das vozes mais influentes do século XX, destacando algumas partes de seu discurso de 1963 em Washington.

Martin Luther King, um pastor e seu discurso:

“Digo-lhes aqui e agora, meus amigos: mesmo que tenhamos de enfrentar dificuldades, hoje e amanhã, eu tenho um sonho. Um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu sonho que, um dia, o nosso país se levantará e viverá de acordo com o verdadeiro significado da sua doutrina: acreditamos que estas verdades são evidentes por elas próprias – todos os homens são criados iguais.

Eu sonho que, um dia, sobre as colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos proprietários de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade.

Eu sonho que, um dia, o estado do Mississippi, ele próprio, sufocado pelo calor da opressão, se transformará em um oásis de liberdade e de justiça.

Eu sonho que as minhas quatro crianças viverão um dia em um país onde não as julguem pela cor da pele, mas pela natureza do seu caráter.

Hoje, eu tenho um sonho!”

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *