5ª Competência: Ter foco em pessoas e resultados
No texto de hoje quero tratar da 5ª competência empreendedora: ter foco em pessoas e resultados. Um desafio duplo, posto que a maioria das pessoas simplesmente se concentra em um desses elementos – ou dá atenção às pessoas e esquece dos resultados, ou foca na busca dos resultados e acaba atropelando as pessoas.
Quando uma pessoa decide empreender, automaticamente esse desafio estará diante de si. Precisará lidar com pessoas, como clientes, fornecedores, parceiros de negócio e clientes. Compreendê-las e estabelecer relações saudáveis e assertivas será uma necessidade vital para o negócio.
Ao mesmo tempo, precisará construir resultados. Sem os quais, o próprio negócio se tornará insustentável na linha do tempo e correrá risco de quebra. Nesse ponto, inclusive se estrutura uma questão chave da 5ª competência: são as pessoas que ajudarão quem empreende a alcançar bons resultados no negócio.
Pessoas
Pode até parecer estranho, mas muita gente jamais se lembra de algo tão óbvio: é impossível falarmos de negócios, de qualquer negócio, sem que o elemento “pessoas” se faça presente.
Negócios existem para atender as necessidades das pessoas. Negócios só crescem se permanecerem atendendo as necessidades das pessoas. Sem pessoas, não há um só negócio no planeta.
Isso vale para todas as áreas da economia, da educação à saúde, do comércio à prestação de serviços, do setor público ao privado. Empreender, portanto, demanda estar disposto a desenvolver competências relacionadas a conviver, lidar e cuidar de pessoas e suas necessidades.
Resultados
Eis o segundo elemento envolvido na 5ª competência empreendedora, os resultados. Evidente que cada modelo de negócio terá expectativas próprias quanto aos resultados desejados, tanto em termos financeiros quanto considerando-se aspectos mais intangíveis, como senso de realização da pessoa que empreende.
Vou aqui me concentrar nos resultados financeiros. Lucro, sendo o mais objetivo possível. Ou seja, pagas todas as despesas do negócio (insumos, salários, impostos…), o quanto sobra no caixa.
Muita gente interpreta mal a questão do lucro, sendo necessário alinhar um aspecto chave. Falar em lucro não significa ser ganancioso; significa ser responsável. Por quê?
Porque se um negócio não tem lucro, não tem recursos financeiros guardados para eventuais problemas. Em qualquer ocorrência, diante de qualquer imprevisto, precisará buscar recursos do sócio, ou pegar empréstimos, ou recorrer a crédito bancário pagando taxas elevadas.
Ou seja, o negócio não demonstra segurança financeira, depende de terceiros e está correndo riscos desnecessários.
Alinhamento com outras competências
A partir daqui, ficará evidente o alinhamento entre as competências empreendedoras. Se a 1ª delas nos fala de ”definir objetivos” (você pode ler o texto clicando AQUI), trata-se de definir quais resultados são almejados pelo negócio em determinada linha do tempo.
De forma semelhante, a 2ª competência empreendedora aborda o “planejar” (clique AQUI para ler esse texto), ou seja, a construção dos caminhos que levarão aos objetivos traçados. O planejamento é um grande exercício que inclui pensar em pessoas: quem pode fazer o quê, quando, de qual forma, etc.
Outras competências também dialogam com os elementos “pessoas” e “resultados”, como “viver a cultura de networking”. Seria impossível fazê-lo sem considerar que redes de contatos são constituídas por pessoas!
Uma dica de ouro para ter foco em pessoas e resultados
Invista em sua capacidade de lidar com pessoas, de compreendê-las, de saber ouvir e dialogar, de respeitar referenciais diferentes dos seus, incluindo religião, opção política e sexual, nível social, econômico e cultural, ou qualquer que seja a área da vida.
Um bom caminho para melhorar sua capacidade de lidar com pessoas é o Eneagrama, uma ferramenta que classifica 9 tipos de personalidade. Tenho gerado bastante conteúdo a respeito do Eneagrama, como textos no blog e vídeos (para acessar o texto de introdução ao Eneagrama no meu blog, clique AQUI).
São as pessoas o elemento chave do sucesso de qualquer negócio. Elas te levarão aos resultados que você deseja e, portanto, valem cada segundo e cada Real que possam ser investidos na sua própria capacidade de lidar assertivamente com as mesmas.