Tipo 5 do Eneagrama

Eneagrama – Tipo 5

Vamos falar do tipo 5 do Eneagrama. Com o texto de hoje, passamos da metade dos 9 tipos eneagramáticos! Assim, você vai ampliando seu entendimento da ferramenta e suas possibilidades de aplicação em processos de desenvolvimento de pessoas e profissionais.

Tipo 5

O tipo 5 é uma pessoa analítica, observadora, estudiosa e racional, ou lógica. Dentre todos os tipos do Eneagrama, as pessoas do tipo 5 são as mais guiadas pelo cognitivo. Se você busca alguém que domine o conhecimento teórico, as metodologias e processos em determinada área de atuação, procure um tipo 5.

Líderes com o tipo 5 eneagramático exercem sua liderança exatamente pela competência técnica, pelo domínio do conhecimento, pela capacidade racional e lógica de resolverem problemas.

Porém, a grande qualidade dos tipos 5 pode se tornar seu tendão de Aquiles, considerando que o tipo 5 tem uma forte tendência a se isolar no mundo das ideias, das teorias e fugir da ação. Como consequência, sua capacidade de realizar, de transformar ideias em resultados práticos fica muito comprometida.

O lado “B” do tipo 5

O tipo 5 eneagramático tem grandes dificuldades com a sociabilização. Seu isolamento dentro do mundo das ideias e teorias o afasta das pessoas e do convívio social. É absolutamente comum que um tipo 5 prefira uma visita a uma biblioteca ou livraria do que ir a uma festa.

Além disso, o 5 pode assumir um lado minimalista, ou seja, uma tendência a não gastar, não consumir e tornar seu estilo de vida tão elementar quanto o de uma pessoa que tenha feito voto de pobreza.

Nesses termos, sair para jantar em um restaurante ou ir a um churrasco pode se tornar algo impensável para uma pessoa do tipo 5.

Penso a vida ou vivo a vida

O tipo 5 é um grande pensador e está continuamente estudando, pesquisando e buscando aprimorar seus conhecimentos. Algo tão notório jamais passaria despercebido por outras pessoas. Ainda assim, o tipo 5 teme não ser capaz ou competente.

Tal temor provoca tensões nas pessoas do tipo 5, que as manifestam com uma forma de avareza. É como se o tipo 5, diante da “ignorância” de outras pessoas (dos que sabem menos do que ele ou ela), pensasse “eu não posso perder meu tempo explicando para esse fulano como as coisas funcionam…”.

Sua avareza é nesse sentido: uma dificuldade de compartilhar aquilo que ele ou ela do tipo 5 tem em abundância – seu conhecimento e sua capacidade cognitiva.

O fato é que essa avareza afasta ainda mais o tipo 5 das outras pessoas, o que facilita seu isolamento e a construção de uma rotina de vida dentro do mundo das ideias, e não em experiências reais no mundo físico junto a outras pessoas.

Resumo de características

O tipo 5 costuma ser estudioso, pensador, reflexivo, lógico e sistemático. Com tais qualidades, lidera pela competência técnica, pelo conhecimento e racionalidade. Pode-se encontrar facilmente tipos 5 entre pesquisadores e acadêmicos.

Por outro lado, o tipo 5 tende a apresentar problemas em relação à sociabilidade, ao estilo de vida com controle exagerado de custos (seu minimalismo) e com a dificuldade de compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas (sua avareza).

Para exercitar seus pontos frágeis, o tipo 5 pode dar atenção a práticas corporais, como atividades físicas, danças e esportes, especialmente em companhia de outras pessoas. Permitir-se sair de casa para viver experiências gastronômicas e artísticas também é algo muito apropriado a pessoas do tipo 5.

O foco em todas essas sugestões é trabalhar sua presença física, ou corporal, assim como a sociabilização. Desse modo, o tipo 5 pode buscar equilibrar sua capacidade cognitiva com experiências corporais e sociais.

As inter-relações

Observando a figura do Eneagrama, logo se nota que o tipo 5 se liga aos tipos 7 e 8, dos quais vamos falar em breve. Antecipando tais tipos, podemos afirmar que o tipo 7 tem grandes contribuições com o desenvolvimento do 5 ao mostrar-lhe que a vida precisa ser vivida, e não apenas analisada ou pensada.

O tipo 8 indica ao 5 o quanto é importante realizar, transformar ideias em algo concreto, impactando a realidade de forma objetiva. As mensagens do 7 e do 8 ao tipo 5 seriam, respectivamente, “viver é melhor do que pensar” e “saber e não fazer, ainda é não saber”.

Como saber ou confirmar seu tipo

Se você leu os textos sobre os outros tipos eneagramáticos, já sabe o que penso sobre como identificar seu tipo: analisar as características pessoais e preencher um bom questionário do Eneagrama.

Existem opções gratuitas e pagas na Internet. Sinceramente, eu recomendo o meu questionário, baseado em meus 15 anos de experiência com estudos e aplicações do Eneagrama.

Caso queira conversar a respeito, estou à disposição.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *