Eneagrama – Tipo 2
Hoje quero abordar nesse texto o tipo 2 do Eneagrama. Assim sendo, dou sequência à abordagem dos tipos eneagramáticos e na temática do Eneagrama como um todo.
Relembro que o Eneagrama é uma ferramenta a ser utilizada em processos de desenvolvimento pessoal e profissional, ainda que possa ser compreendido também como um sistema completo de autoconhecimento.
Vamos ao tipo 2?
Tipo 2
O tipo 2 é uma pessoa que adora outras pessoas, isto é, manifesta constantemente grandes preocupações, zelo e apreço pelos outros. Tal lado humanista faz do tipo 2 alguém querido, amável, uma referência quando se pensa em cuidado com as pessoas.
As pessoas do tipo 2 geralmente se destacam em seus contextos de atuação em função de sua capacidade de pensar e agir a partir de referenciais humanos, de seu modo carinhoso de ser, de seu jeito de cuidar dos demais.
A sua qualidade de preocupar-se e manter-se zeloso chama muito atenção em uma sociedade individualista (muitas vezes egoísta) na qual muitos só pensam em si mesmos.
Todavia, essa grande qualidade pode tornar-se um fardo para a própria pessoa e para todos com quem convive. Lembre-se que a qualidade, se descontrolada, se torna uma fonte de problemas. Isso pode ocorrer com todos os tipos do Eneagrama, como já citei no texto sobre o tipo 1.
No caso das pessoas do tipo 2, trata-se do exagero no preocupar-se e cuidar dos outros, transformando essa força humanista em algo sufocante, que invade o espaço das pessoas e as trata como crianças incapazes.
O lado “B” do tipo 2
O que ocorre é que as pessoas do tipo 2 querem cuidar tanto dos outros que se tornam invasivas, sufocantes, até inconvenientes. O tipo 2 pode passar a ser visto como aquela pessoa “chata”, sem noção de limites no que se refere a não invadir espaços alheios.
As pessoas do tipo 2 expressam essa característica, por exemplo, com frases como “deixa que eu faço para você” e “ninguém cuida de você melhor do que eu”.
Se isso já não fosse complicado por si só, o tipo 2 esquece de suas necessidades para manter-se focado nas necessidades de outras pessoas, seja a pessoa amada, familiares, amigos ou mesmo um simples colega de trabalho.
Cuidador ou adulador
O tipo 2 é um grande altruísta e está genuinamente atento às necessidades das pessoas ao seu redor. Isso é reconhecido pelos outros, mas o tipo 2 teme não ser amado ou reconhecido.
Essa característica gera tensões no tipo 2, que as expressa através do orgulho. Como consequência, ele ainda se esforça mais para agradar, tornando-se “pegajoso”, quase um chiclete.
Nessa dinâmica, é comum que as pessoas do tipo 2 se tornem aduladoras, fazendo ou falando qualquer coisa para agradar, em um claro sinal de que o tipo 2 perdeu o controle de suas qualidades.
Resumo de características
O tipo 2 costuma ser cuidadoso, amável, altruísta, gentil e preocupado com os demais. Com tais qualidades, lidera pelo exemplo do “bom samaritano”. Encontramos tipos 2, de forma geral, entre profissionais de RH e assistentes sociais.
Por outro lado, o tipo 2 muitas vezes apresenta problemas com o orgulho, o qual se manifesta se ele/ela entender que seus esforços para cuidar não estão sendo devidamente valorizados por terceiros.
Para trabalhar tais questões, o tipo 2 pode praticar esportes e atividades artísticas individualmente. Assim, poderá concentrar-se em si e “esquecer” um pouco as outras pessoas. Como exemplos, podemos citar a natação e oficinas de pintura ou artesanato.
O objetivo aqui é manter a concentração em si mesmo(a), evitando distrair-se com as necessidades alheias.
As inter-relações
Ao observar a figura de 9 pontas do Eneagrama, nota-se que o tipo 2 está ligado aos tipos 4 e 8. Isso significa que esses tipos se equilibram e são a chave para os processos de desenvolvimento de cada qual.
Como ainda não abordei especificamente os tipos 4 e 8, por enquanto apenas destaco que são tipos com traços bem diferentes do 2: o 4 pode equilibrar o 2 ao ser mais voltado às suas questões (um tanto mais “individualista”), assim como o 8 agrega ao desenvolvimento do tipo 2 ao indicar que o foco das questões pode estar muitas vezes nos objetivos e processos.
Como saber ou confirmar seu tipo
Lembre que a identificação do seu tipo apenas pelas características apresentadas não é fácil, sendo recomendado o preenchimento do questionário (citado no texto de introdução ao Eneagrama).
Para preenchê-lo, há duas opções: comprar o livro (citado no texto de introdução), ou me enviar mensagem. Fique à vontade para fazê-lo. Ficarei honrado em te ajudar a saber ou confirmar seu tipo eneagramático.
2 Comentários