3ª Competência Empreendedora: Mapear Cenários
Agora veremos juntos a 3ª competência empreendedora: mapear cenários. Poderíamos chamá-la de outras formas, como análise de mercado, pesquisa, etc. Não que sejam a mesma coisa, mas as similaridades entre esses conceitos são grandes, assim como o impacto real de sua aplicação nos negócios.
Infelizmente, a maioria dos empreendedores(as) esquece de praticá-la. Isso reforça a importância de escrever e falar a respeito, em uma clara tentativa de alertar para os riscos envolvidos quando a competência empreendedora em questão fica esquecida.
Cenário: o que é isso?
Quando utilizo o termo “cenário” estou construindo uma analogia com o palco do teatro. Aliás, tal analogia é empregada em muitas áreas de atuação. Nas Forças Armadas norte-americanas, por exemplo, o “teatro de operações” é comumente utilizado.
O palco é o local onde as coisas acontecem. O contexto no qual o texto, o roteiro da peça teatral em si, se desenvolverá. Ali é montado um cenário, isto é, há uma decoração, um ambiente elaborado para dialogar com o roteiro. A combinação do cenário com o roteiro dá um sentido maior e mais claro a tudo que poderá acontecer durante a peça teatral.
Quando pensamos em negócios, independente de área de atuação e de tamanho da empresa, o teatro é a sociedade como um todo, o palco com o cenário elaborado é o ambiente no qual certo negócio está, e o texto, ou roteiro, é tudo o que a pessoa que empreende realiza no dia a dia.
Mapear cenários
Com a analogia em mente, pergunto: quais são os cenários possíveis onde determinado negócio se desenvolverá? Sem uma resposta convincente, é evidente que o roteiro corre sério risco de se tornar confuso.
O exercício de mapear cenários busca justamente tornar o roteiro, ou as ações diárias da pessoa que empreende, mais claro, confiável e focado nos objetivos definidos (lembre-se sempre da 1ª competência empreendedora, o definir objetivos).
Para mapear cenários, pelo menos 3 pontos de partida são possíveis: considerar um cenário otimista, um cenário pessimista, e um cenário equilibrado entre os outros dois.
Em cada um deles, algumas perguntas podem te ajudar a construir caminhos. Por exemplo, “o que posso fazer se o planejado não der certo?”, ou “qual alternativa tenho se o cenário mudar?” e “como ajustar o que venho fazendo para superar a dificuldade surgida?”.
Um desafio constante
Atualmente os cenários estão em constante mudança, com as situações e suas características sempre se alterando. Se as mudanças já ocorriam no passado, com oscilações na economia, concorrentes surgindo e saindo do mercado e novas tecnologias aparecendo de tempos em tempos, a condição nos dias de hoje é marcada pela aceleração das mudanças.
Ser capaz de mapear cenários se torna, portanto, um desafio constante para a pessoa que empreende. Se em um cenário otimista, no qual há expectativa de crescer acima da média do seu setor, surge uma variável nova que altera o cenário, é fundamental identificar a nova variável e saber corrigir rumos.
O mesmo vale para cenários pessimistas e em equilíbrio. O ajuste se torna menos complicado quando a pessoa conhece seu mercado de atuação, está antenada sobre o que está acontecendo, quais as boas práticas, os erros a evitar, além de manter-se informada do contexto macroeconômico.
Para te ajudar, algumas ferramentas são muito úteis. Destaco aqui no texto a Matriz SWOT. Por enquanto, com uma abordagem mais resumida; em breve, farei um texto só para apresentá-la.
Ferramenta: Matriz SWOT
Criada para analisar cenários, a Matriz SWOT apresenta em cada letra um dos seus elementos em Inglês. S de strenghts (forças, em Português), W de weaknesses (fraquezas), O de opportunities (oportunidades) e T de threats (ameaças).
Considerando a tradução dos 4 elementos, a Matriz também é conhecida por FOFA em sua forma aportuguesada.
Como os 4 elementos estão organizados em quadrantes, todos juntos formam um conjunto que facilita análises amplas e significativas de determinada situação ou cenário. A figura dos quadrantes está aqui no texto e pode ser aproveitada (ou pode servir como base para você elaborar sua própria versão impressa ou à mão).
Os quadrantes
Note que Forças e Fraquezas ocupam os quadrantes superiores e se referem à pessoa (ou empresa) foco da análise, isto é, são dois elementos que olham para dentro: buscam mapear e analisar quais os pontos fortes e pontos fracos daquela pessoa ou da empresa.
Os outros dois elementos, Oportunidades e Ameaças, estão nos quadrantes inferiores e se referem ao mercado, ou seja, olham para fora: buscam mapear e analisar aspectos que precisam ser aproveitados (pois são oportunidades) ou evitados / minimizados (posto serem ameaças).
Encerro te convidando a iniciar uma Matriz SWOT (ou FOFA) como um exercício de mapeamento de cenários, seja para um projeto pessoal (como uma viagem) ou profissional (como o lançamento de um novo produto ou serviço).
Basta construir os 4 quadrantes e começar a listar os respectivos elementos. Feita essa 1ª etapa, analise a combinação daquilo que registrou na ferramenta. Você perceberá que muitas ideias e percepções começarão a “saltar” diante dos seus olhos.