SMART

SMART

Vamos falar de uma incrível ferramenta para elaboração de metas: o SMART. Uma ferramenta aberta, ou seja, disponível para todos e todas que quiserem utilizá-la. Em função dessa facilidade, diferentes metodologias a aplicam, com pequenas diferenças de adaptação.

Em meus programas de mentoria e coaching de negócios eu aplico a ferramenta SMART quando preciso auxiliar meus clientes na definição de objetivos claros, mensuráveis, realistas, etc.

Origem:

Diz a lenda que o SMART foi criado por Peter Drucker (1909-2005), considerado o pai da administração moderna. Ele teria desenvolvido a ferramenta justamente para conseguir elaborar bons objetivos.

Contudo, não encontrei registros seguros dessa informação de autoria do SMART. Daí eu ter me referido à “lenda” no parágrafo anterior. Se futuramente eu obtiver a confirmação, farei a correção aqui no texto.

O que significa SMART

SMART nada mais é do que um acróstico em inglês com os 5 critérios considerados essenciais para a boa elaboração de objetivos. Os critérios são Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time bound.

Na tradução para nosso idioma, temos os seguintes critérios: eSpecífico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Note que apenas na 1ª letra, o S, foi necessária uma adaptação na tradução do inglês ao português.

Veremos cada um deles.

S, de eSpecífico

Algo eSpecífico é aquilo que está claro, apresentado com detalhes, sem deixar margem para dúvidas. Quem ouve, precisa ser capaz de imaginar exatamente do que se está falando.

Se alguém diz que quer comprar um carro, não está específico pois quem ouve não imagina a qual carro a pessoa está se referindo. Ao contrário, se disser que deseja comprar um Toyota Corolla 2023, na cor prata, com bancos de couro e na versão sedan, quem ouve poderá facilmente imaginar o carro e saberá do que está sendo falado.

O específico responde à questão “o que será feito/realizado?”. Para iniciar a resposta, um verbo no infinitivo (aqueles com final R) é muito importante. O verbo deixará a ação bastante clara.

Volto ao exemplo do Toyota: algumas pessoas escrevem e não se atentam à importância do verbo no específico, redigindo apenas “Toyota Corolla” no específico do SMART.

Nesse caso, voltamos à escala zero posto que a ação deixou de estar clara. Não se sabe o que será realizado: é uma ação de venda, de compra, de locação, ou de lavagem do Toyota?

M, de Mensurável

Mensurável é aquilo que pode ser medido, avaliado. Estamos falando de uma métrica, um número ou elemento quantitativo.

No contexto do trabalho e dos negócios, essa métrica geralmente será um valor financeiro (dinheiro, por exemplo) ou um valor em tempo, como número de horas de trabalho.

O mensurável responde à questão “quanto vai custar o que será feito/realizado?”. Para que a resposta faça sentido, uma métrica, número ou elemento quantitativo precisa se fazer presente.

No exemplo da compra do Toyota Corolla, o mensurável seria o quanto será preciso para efetivar a compra do carro, ou seja, um valor em dinheiro – “X” reais.

A, de Alcançável (ou Atingível)

O 3º critério para elaboração de bons objetivos que o SMART nos apresenta é o Alcançável, o qual indica um caminho, um conjunto de tarefas e/ou um passo a passo para que aquilo que se deseja realizar possa, de fato, ser atingido.  

O alcançável responde à questão “como aquilo será feito/realizado?”. A resposta que fará sentido precisa apresentar uma lista de tarefas, um passo a passo.

No exemplo que temos utilizado, o “como” implica pesquisar preços de carros em lojas e sites, definir como será feito o pagamento (à vista, com uma entrada e o restante financiado, etc), fazer um teste drive no veículo escolhido, entre outras tarefas.

R, de Relevante

O relevante é o coração da meta SMART! Aqui se justifica a importância do que será realizado, o significado pessoal. Quando há relevância, a pessoa consegue mobilizar “céus e terras”, como diriam os antigos, para atingir seu objetivo!

O relevante responde à questão “por que o que será feito/realizado é importante para mim?”. Se essa resposta não estiver clara, provavelmente não há grande importância naquilo, e talvez sequer seja um objetivo, mas uma mera tarefa.

Qual a importância de um Toyota Corolla para alguém? Respostas como “sempre sonhei ter um”, ou “é um carro muito seguro e preciso disso para viajar com minha família” indicam claramente aspectos de relevância para aquela pessoa.

T, de Temporal

A letra T indica que o objetivo SMART demanda um prazo claramente definido, isto é, uma data com mês e ano (pelo menos) para que seja atingido. Em outras palavras, na linha do tempo se define quando aquilo será feito/realizado.

No exemplo da compra do Toyota Corolla, o temporal será a data final para que a compra seja realizada. Passado um dia dessa data, caso não se tenha comprado o carro, a pessoa saberá que está atrasada em sua meta SMART.

Compreendido o SMART, fortemente recomendo que o utilize em sua vida pessoal e profissional. Você verá que a clareza que ele concede às suas metas e ao que pretende realizar parecerá “abrir os caminhos”.

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *