Definir Objetivos

1ª Competência Empreendedora: Definir Objetivos

Hoje quero abordar a 1ª das competências empreendedoras: definir objetivos. Não que seja a mais importante, pois considero as 7 competências igualmente importantes, mas porque ela principia o processo de desenvolvimento de um negócio.

Infelizmente, muitas pessoas que empreendem não valorizam a definição de objetivos, ou a confundem com qualquer resultado obtido. Há, ainda, quem faça confusão entre objetivos e tarefas.

No texto, vou tratar de tudo isso. Espero que minhas considerações possam te ajudar a compreender porque a definição de objetivos é essencial, assim como sentir-se instigado(a) a colocar essa competência em ação imediatamente.

O que é um Objetivo

Objetivo é aquilo que almejo, que determino como alvo, um destino em uma jornada. Se não tenho um objetivo, estou caminhando sem rumo definido, meio perdido, meio ao sabor dos ventos.

Gosto muito de um certo sambista, mas entendo sua letra “deixa a vida me levar” como uma licença poética. Na vida cotidiana, não quero deixar a vida me levar por um simples motivo: e se ela me levar para onde NÃO quero ir?

Definir objetivos, portanto, é prática saudável em qualquer área de atividade. No empreendedorismo, é essencial! Um negócio sem objetivos é um barco solto ao mar, indo de lá pra cá conforme a maré sobre ou desce.

Definir Objetivos

Quem empreende precisa definir objetivos. Se não o fizer, coloca seu próprio negócio em risco na medida em que não há posicionamento, não se sabe o que fazer, qual a expectativa de crescimento (se é que se deseja crescer), para onde o negócio vai…

Para definir objetivos, existem ótimas ferramentas de suporte. Uma delas é o SMART, do qual quero falar em breve aqui no blog. Por enquanto, destaco que a ferramenta apresenta 5 critérios para a definição de objetivos, cada qual representado por uma letra (em inglês) da palavra SMART.

O SMART

O S vem de específico (Specific em inglês) e demonstra que o objetivo precisa ser claro, específico. Comprar um carro não é específico, pois não está claro de qual carro se está falando. Comprar um Toyota Corolla, preto, 2021, com câmbio automático é específico.

O M é de mensurável, ou seja, há necessidade de algo que possa ser medido no objetivo, geralmente um valor financeiro ou temporal. No exemplo do carro, o mensurável seria o valor (em reais) do mesmo. Sem esse dinheiro, não há como concretizar o objetivo de compra do veículo.

A letra A é o alcançável, ou atingível, e expressa como aquilo será realizado. Essa letra indica o conjunto de tarefas para que o objetivo seja realizado. Sobre o exemplo anterior, poderíamos falar de pesquisa em sites de carros, conversas com pessoas que trabalham com venda de automóveis, procura por financiamento para obter o valor necessário, etc.

O R é o relevante, o significado pessoal daquele objetivo para a pessoa. Porque aquilo é importante para a pessoa. Sobre a compra do carro, por que um Toyota e não um Ford? Quais os motivos pessoais que levam a pessoa a preferir o Toyota? Segurança e robustez poderiam ser respostas para a letra R.

Finalmente, a letra T indica o temporal, a data final para que seja alcançado. O T é a data para a compra do carro. Uma data com mês e ano, pelo menos.

Se você quiser saber mais sobre SMART, há um curso online meu pela plataforma da Udemy. Acesse-o clicando aqui.

Objetivos ou Metas

Há bastante literatura a respeito das diferenças entre um objetivo e uma meta. Não vou me alongar nesse quesito e não vou me prender a aspectos conceituais. Cito a questão para alinhar com você, leitor(a), meu entendimento.

Óbvio que não se trata de te convencer que esse entendimento é o melhor, ou de esperar que você concorde. A intenção é estarmos na mesma direção para podermos avançar no tema.

Feitas as considerações, apresento minha perspectiva: uma meta é algo a longo prazo, um período de tempo acima de 5 anos; um objetivo é algo a curto e médio prazos, até 5 anos. Os objetivos são “etapas” que me conduzem às metas lá na frente. Portanto, ao definir objetivos (curto prazo), preciso verificar se estão coerentes às metas (longo prazo).

Darei exemplo prático. Se um negócio define uma meta (longo prazo) de tornar-se o maior da sua cidade naquele ramo de atividade em até 10 anos, seus objetivos (curto prazo) precisam garantir que o crescimento ano a ano o conduza à meta de ser o maior da cidade.

Objetivos e Tarefas

Um erro comumente praticado é a confusão entre objetivo e tarefa. As tarefas são coisas menores, cuja importância está atrelada ao objetivo, ou seja, elas devem ser feitas apenas para contribuírem com o alcance do objetivo.

Considerando o SMART, as tarefas estariam dentro da letra A. O objetivo é a soma das cinco letras. Claro que as 5 letras (o objetivo como um todo) são maiores que uma letra isolada…

Vejamos um exemplo que ouço bastante: “esse ano tenho um objetivo de postar muito nas minhas redes sociais”. Isso não é objetivo, é tarefa. O objetivo provavelmente é fazer o negócio crescer. Ao fazer posts a pessoa está realizando uma tarefa que contribuirá para o objetivo ser atingido.

De modo ainda mais detalhado, fazer o negócio crescer X% em um ano é objetivo, elaborar X posts nas mídias sociais é uma tarefa que ajuda o alcance do objetivo.

Pratique!

Para desenvolver essa competência empreendedora, pratique! A prática facilita a melhora gradual. Isso também vale para a definição de objetivos. Quanto mais você definir objetivos, mais claros, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos eles estarão.

O impacto no seu negócio, e na sua vida como um todo, serão notórios! Então, pratique!

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