Gráfico de Gantt

Gráfico de Gantt

Hoje quero falar sobre uma excelente ferramenta de planejamento e gestão do tempo. Trata-se do Gráfico de Gantt. Tão simples quanto eficiente, disponível na Internet e facilmente customizável até em planilhas Excel.

Eu o utilizo em minha organização pessoal, assim como aplico em meus programas de mentoria de negócios visando o desenvolvimento de habilidades de planejamento e gestão do tempo de meus mentorados.

Origem:

O gráfico (ou diagrama) foi criado no começo do século XX por um engenheiro chamado Henry Gantt. Ele desenvolveu a ferramenta para fazer a gestão das etapas de projetos.

Importante destacar que a lógica do gráfico é simples, mas não simplória: um cronograma com algumas variáveis bem definidas, destacando-se o que precisa ser feito, os prazos e o responsável pelas tarefas.

Eis porque sua customização ao Excel é tão simples. Basta apenas definir linhas e colunas conforme as necessidades de quem vai utilizar a ferramenta.

Um exemplo:

A imagem que ilustra o texto é um exemplo de gráfico de Gantt. Você pode observar claramente as variáveis “tarefas” (o que precisa ser feito), “prazos” (quando será feito) e “responsável” (quem fará cada tarefa).

A planilha está definida para uma semana de planejamento, o que se constata pelos prazos de 2ª a domingo. Perceba que o Excel permite uma rápida alteração para prazos maiores, como um mês, um semestre ou um ano. Bastaria alterar as colunas correspondentes aos prazos.

Aliás, a imagem mostra em sua parte inferior outras abas da planilha, com prazos diferentes: quinzenal, mensal anual, etc, conforme as necessidades de planejamento e gestão do tempo do usuário.

Como preencher:

A lógica do preenchimento é quase óbvia: em cada linha, conforme a variável (tarefa, prazo e responsável), o usuário registra o que precisa ser feito, quando será feito e quem fará aquela tarefa, ou seja, o responsável pela mesma.

Nos espaços do gráfico relativos aos prazos, o usuário pode marcar um “X”, pode registrar um “ok” ou pode colorir as células conforme a lógica de um semáforo de trânsito. Nesse caso, as células das tarefas próximas são pintadas de amarelo (atenção), as células das tarefas atrasadas em vermelho (urgência!), e as células das tarefas cumpridas ficam em verde (tudo certo).

Portanto, o gráfico pode ter um caráter visual que costuma facilitar seu monitoramento por parte de muitas pessoas com características visuais. Novamente o Excel facilita muito na medida em que suas células podem ser coloridas à vontade.

Aplicabilidade e Variedade

A aplicabilidade do gráfico de Gantt transcende o planejamento e a gestão do tempo, e a gestão de projetos é um exemplo evidente disso. Equipes de trabalho dos mais diferentes setores do mercado podem se beneficiar com sua aplicação compartilhada.

Gestores de projetos podem aplicar o gráfico de Gantt de maneira rápida e direta ao ponto em seus desafios cotidianos, e empreendedores e profissionais autônomos ganham tempo e agilidade em sua organização diária.

Sobre variedade, citarei algumas plataformas (sites) que estão no mercado e oferecem modelos de gráficos de Gantt em seus pacotes de serviços. Particularmente, prefiro o Excel, mas já utilizei algumas dessas plataformas em momentos recentes.

Não tenho acordo algum com as plataformas e apenas as cito para enriquecer o texto e oferecer a você algumas alternativas.

Plataformas

Sugiro que pesquise quais modelos atendem sua necessidade de trabalho. Deixarei a seguir registrados os nomes das plataformas com os links já inseridos. Desta forma, você só precisa clicar para ser direcionado às mesmas. Estão listadas em ordem alfabética.

Asana.com;

Bitrix24.com.br;

Lucidchart.com;

Miro;

Monday.com;

Experimente o gráfico de Gantt e analise os impactos em sua organização, seu planejamento e gestão do tempo. Acredito que você vai se admirar e passará a utilizá-lo permanentemente.

Posts Similares

  • Empreender, arte de fazer a gestão do tempo

    Empreender é algo fascinante. Demanda o melhor da pessoa que decide ser empreendedora. Uma verdadeira maratona de habilidades que precisam ser desenvolvidas e postas à prova para que uma ideia (de negócio) tenha alguma chance de se transformar em um negócio de verdade. Hoje quero abordar uma dessas habilidades, a gestão do tempo. Muito se…

  • SMART

    Vamos falar de uma incrível ferramenta para elaboração de metas: o SMART. Uma ferramenta aberta, ou seja, disponível para todos e todas que quiserem utilizá-la. Em função dessa facilidade, diferentes metodologias a aplicam, com pequenas diferenças de adaptação. Em meus programas de mentoria e coaching de negócios eu aplico a ferramenta SMART quando preciso auxiliar…

  • 2ª Competência Empreendedora: Planejar

    Hoje vou abordar a 2ª das competências empreendedoras: planejar. Essa competência “casa” perfeitamente com a 1ª, definir objetivos, da qual já falei em texto anterior. No Brasil, infelizmente, não temos cultura de planejamento, o que gera muitos problemas e retrabalho. Em outros países, como Japão e Suécia, dedica-se mais tempo ao planejamento, e os produtos…

  • Canvas

    Vamos falar de uma ferramenta instigante que tem um propósito claro: organizar as ideias de um modelo de negócios. Como tal organização poderia ser chamada também de planejamento, podemos dizer que a ferramenta atende à necessidade de planejar. O nome da ferramenta? Canvas, ou Business Model, caso queira a referência completa. Ela está aberta na…

7 Comentários

  1. Obrigada pela dica.
    O grafico como voce disse e simples, mas precisa de foco e constância para alimenta-lo assim obter o melhor resultado.
    Tb ja utilizei o asana e o trello, mas confesso que o bom e velho excel não falha.

  2. Olá Instrutor, obrigado por todo o conteúdo maravilhoso que nos passou até aqui, esse conhecimento me salvou! Obrigado pela ferramenta! Vou continuar lhe acompanhando pra aprender mais…. Abraço e obrigado Sidnei!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *