Arte de liderar

Empreender é a arte de liderar

Empreender é a arte de liderar. Quem quer empreender, mas não lidera, está perdido e com poucas chances de sucesso. Provavelmente terá muitos problemas, resultados financeiros frágeis e pouco daquilo que chamo de “senso de realização”.

Como abri o texto com uma frase forte, vou me explicar nos próximos parágrafos. Eu apenas solicito que analise meus argumentos e, se quiser, comente e dê seus feedbacks. Se concordar, muito bem; se discordar, também! Afinal, esse é um espaço democrático…

Empreender e ter metas claras

Empreender demanda ter metas claras, preto no branco, como se dizia antigamente. Ou seja, escritas em tinta preta no papel branco para ficar documentado e não deixar margem para dúvidas.

Ter metas claras, por sua vez, significa assumir o que se quer fazer de maneira contundente, afirmativa e precisa. Vale para metas financeiras do negócio, como crescimento de faturamento e melhora das margens de lucro. Vale, também, para metas de desenvolvimento, como aprimoramento dos processos e acréscimo de novos produtos ou serviços ao portfólio.

Aqui já reside um grande desafio, pois ao considerarmos que metas claras são a expressão contundente, afirmativa e precisa do que se quer fazer, é preciso reconhecer que muitas pessoas que empreendem não têm essa clareza toda.

Como não somos uma cultura que valoriza a importância das metas, as pessoas não aprendem a definir suas próprias metas. Elas simplesmente trabalham, alcançam seus resultados e ficam satisfeitas (ou não) com os mesmos.

Nas grandes empresas, por exemplo, funcionários recebem metas de produtividade que devem ser alcançadas, mas não aprendem a defini-las. Quando muitos decidem empreender, seja por iniciativa própria ou por necessidade, percebem que agora não haverá ninguém para lhes passar metas prontas, e ficam meio perdidos e sem saber como definir suas próprias metas.

Metas claras e liderança

Nesse ponto de nossa prosa, atingimos a questão da liderança. Porque liderar significa assumir a condição de tomada de decisão. O líder tem essa responsabilidade e prerrogativa. O ônus e o bônus da tomada de decisão.

Uma meta clara é uma tomada de decisão! Você se lembra que metas claras são a expressão contundente, afirmativa e precisa do que se quer fazer, certo? Ao “bater o martelo” na afirmação da meta o líder está assumindo os riscos e os benefícios de tal tomada de decisão.

Um conjunto de pessoas sem uma liderança é algo bastante preocupante. Geralmente, como nos mostra a história, os resultados podem ser desastrosos. Isso vale para empresas, famílias, escolas, etc.

Em todos esses contextos, a presença dos líderes é essencial. Em termos ideais, gestores, pais (pai e mãe) e professores são os líderes em suas empresas, famílias e escolas, respectivamente.

Infelizmente, a realidade nem sempre caminha lado a lado com o ideal. Daí que as pessoas precisam aprender a liderar. Precisam desenvolver essa arte.

Como aprender a liderar

Para aprender a liderar, um ótimo primeiro passo é aprender sobre si mesma(o). O chamado autoconhecimento pode ser entendido como um reconhecer de seus pontos fortes e pontos a melhorar. Daquilo que a pessoa já executa com qualidade e do que ainda não desempenha bem.

Reconhecendo a si mesma(o), a pessoa começa a assumir seus processos de desenvolvimento, começa a tomar suas decisões sobre o que e como deve melhorar, passa a fazer escolhas mais conscientes, e a exercitar o papel de “líder de si mesma(o)”. Eu adoro essa expressão porque ninguém poderá liderar outras pessoas se não for capaz de liderar a si própria(o) antes.

A jornada poderá ser longa, mas será incrível. Isso também a história nos mostra quando apresenta a trajetória de formação dos grandes líderes, em diferentes nações, contextos culturais e históricos e áreas de atuação.

Como não lembrar da história de lideranças como Nelson Mandela, Irmã Dulce, Martin Luther King, entre incontáveis exemplos? Nenhuma dessas pessoas nasceu líder, nenhuma era grande exemplo de liderança quando muito jovem, mas todas aprenderam a liderar em altíssimo nível conforme percorriam suas respectivas trajetórias de vida.

Empreender e liderar

Chegamos ao final do texto e acredito já estar bem clara a relação entre empreender e liderar. Afinal, espera-se que a pessoa que empreende, que assume a posição de dona(o) do negócio, possa assumir também a condição de líder daquela empresa, independente de seu tamanho ou setor da economia.

Ao liderar o negócio, definirá metas claras e trabalhará para que sejam atingidas. O ônus e o bônus da empreitada são elementos com os quais conviverá o tempo todo.

Para quem empreende, mas sente necessidade de desenvolver-se enquanto líder, a boa notícia é que as possibilidades são inúmeras atualmente. Filmes e livros ensinam pelo exemplo de outros líderes. Cursos presenciais e online apresentam características da liderança. Até uma boa conversa com alguém que exerce liderança pode ensinar muito…

O investimento em tempo, energia pessoal e até financeiro valerá cada segundo, gota de suor e real. Tenha certeza disso! E saiba que para te ajudar, vou elaborar novos textos sobre o assunto. Portanto, acompanhe o blog e comente à vontade. Assim aprendemos juntos!

Posts Similares

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *