Empreender, arte de fazer a gestão do tempo
Empreender é algo fascinante. Demanda o melhor da pessoa que decide ser empreendedora. Uma verdadeira maratona de habilidades que precisam ser desenvolvidas e postas à prova para que uma ideia (de negócio) tenha alguma chance de se transformar em um negócio de verdade. Hoje quero abordar uma dessas habilidades, a gestão do tempo.
Muito se fala nela, mas poucos são os que realmente a praticam. Trata-se de ser capaz de, a cada ciclo vivido – sejam 24 horas, 7 dias, 30 dias ou qualquer outro período de tempo definido, realizar o que é necessário em termos de obrigações e responsabilidades e encontrar espaço na agenda para viver seus projetos pessoais, como cuidar de si, estar com pessoas amadas, viajar, etc.
Particularmente falando, me vejo no meio do caminho, ou seja, busco aprimorar minha habilidade para viver meu tempo, e não somente dar conta de obrigações e responsabilidades. Ainda que tenha plena consciência do quanto há para melhorar, me sinto feliz ao conseguir um tempo para remar canoa havaiana às 6h30 da manhã de 3as e 5as feiras, antes de começar o trabalho.
O desafio da gestão do tempo
Claro que o desafio é considerável. E o fato de termos muitos papéis sociais, como ser pai ou mãe, filha ou filho, sócia(o) de um negócio, síndica(o) do condomínio, membro de associação de classe ou bairro, participante do coral da igreja, entre incontáveis outros exemplos, torna tudo mais complicado. Afinal, a lista de obrigações e responsabilidades cresce junto com a lista de papéis sociais.
Todavia, o “X” da questão da gestão do tempo permanece. É fundamental conseguir viver sua vida, e não simplesmente vê-la escorrer entre os dedos deixando os projetos pessoais sempre para depois…
Para tarefas difíceis, vale lembrar de uma sugestão de Nelson Mandela. Ele indicava nos inspirarmos em outras pessoas e em suas realizações. Sábio conselho vindo de alguém muito inspirador! Pois vou seguir o mestre Mandela e citar Mario Quintana (1906-1994), imortal jornalista e poeta que nos brindou com belas palavras em suas obras.
“O Tempo”:
“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.”
Empreender, arte de fazer a gestão do tempo
Para as pessoas que empreendem, o desafio pode ser ainda maior posto que o negócio costuma exigir mais obrigações e responsabilidades. Muitos sequer têm os finais de semana e feriados porque seus respectivos negócios estão funcionando. O tempo parece curto demais, suas 24 horas desaparecem, os meses passam voando. Exatamente como Mario Quintana falava: “quando se vê, já é Natal…”.
Fazer a gestão do tempo assume condição essencial para que a vida não fique mecanizada, cheia de “tenhos que” e vazia de atividades que alimentem o corpo, a mente e a alma. Alterando ousadamente os versos de outro mestre da poesia, afirmo que “viver é preciso“!
Como melhorar sua gestão do tempo
Para melhorar sua gestão do tempo, fortemente recomendo que você determine suas prioridades. Escrevi no plural, contrariando outras linhas de raciocínio que entendem que só deveríamos ter uma prioridade a cada ciclo vivido. Como considero que isso é incompatível com a variedade de nossos papéis sociais, a alternativa é exercitar sua lista de prioridades de forma bem “amarrada” ao papel social vivido naquele momento.
Se preciso dar atenção a um filho pequeno ou a um parente em condição especial, que naquele momento eu o faça de corpo e alma. A prioridade está ali, na minha frente! Após um tempo bem vivido com aquela pessoa e naquele papel social, então a “fila” de prioridades pode andar e posso me dedicar à próxima prioridade. E esse ciclo será infinito, é bom termos consciência disso…
Você está entre suas prioridades?
Claro que os projetos pessoais precisam estar entre as prioridades! Estudar um idioma que você sempre desejou aprender, fazer exercícios, estar com amigos e familiares queridos, praticar seu hobby favorito, viajar… Independente de qual seja o projeto, encontrar tempo para vivê-lo é um bom indicativo da qualidade da vida que você está construindo para si mesma(o).
Reforço a pergunta: VOCÊ está entre suas prioridades? Caso a resposta seja afirmativa, parabéns! Caso contrário, um bom começo é encontrar um tempo para iniciar algo que você queira. Faça isso por VOCÊ! Aproveite que estamos começando um novo ano e se dê esse presente.