2ª Competência Empreendedora: Planejar
Hoje vou abordar a 2ª das competências empreendedoras: planejar. Essa competência “casa” perfeitamente com a 1ª, definir objetivos, da qual já falei em texto anterior.
No Brasil, infelizmente, não temos cultura de planejamento, o que gera muitos problemas e retrabalho. Em outros países, como Japão e Suécia, dedica-se mais tempo ao planejamento, e os produtos e serviços são lançados com baixo índice de erros. Aqui, a situação é inversa: pouco tempo de planejamento antes da ação, e alto índice de erros. A consequência é inevitável: problemas e retrabalho.
Quer evitar esse tipo de coisas? Então leia o texto até o final e pondere se as ideias que apresentarei podem te ajudar.
O que é planejar
Planejar é o ato de organizar as ideias para, depois, organizar as ações. Simples assim! Ao planejar, a pessoa está colocando “no papel” as suas ideias para, na sequência e na linha do tempo (lembra de japoneses e suecos?), organizar suas ações.
Esse colocar “no papel” pode ser entendido como um registro, seja escrito, gravado, digitado, não importa… cada pessoa terá seu jeito preferido de registrar.
E por que registrar? Por alguns motivos: as ideias podem ser esquecidas se ficarem apenas “na cabeça”; o registro facilita o compartilhamento (e outras pessoas geralmente participarão daquilo que será realizado); os registros acabam se constituindo em um memorial de boas práticas da pessoa, do projeto ou do negócio, o qual poderá ser lapidado e repetido indefinidamente.
Podemos dizer que um bom planejamento guarda a “fórmula do sucesso”. Você não deseja perder a sua, correto? Então, registre seus planejamentos!
Destino e caminho
O casamento perfeito entre definir objetivos e planejar pode ser ilustrado com uma analogia: ao definir um objetivo, você está definindo um destino. Se digo que meu objetivo nas próximas férias é conhecer Fernando de Noronha, estou afirmando que a ilha será meu destino naquele período de tempo. É para lá que quero ir.
O passo seguinte inevitável será construir o caminho que me permitirá chegar ao destino definido, ou seja, fazer meu planejamento. Na etapa de planejar eu primeiro organizarei as ideias, como pesquisar e analisar opções de transporte, opções de hospedagem, custos envolvidos, roupas adequadas para colocar na mala, necessidade de remédios, repelentes ou protetor solar, passeios e praias imperdíveis, etc.
Então, a etapa seguinte do planejamento se torna possível, e começarei as ações: comprar passagens, reservar hotel, providenciar alguma roupa que não tenho, entrar em contato com turismo receptivo para agendar passeios, etc.
Se a pessoa define seu objetivo de viajar para Fernando de Noronha e simplesmente se desloca para o aeroporto, terá sérias dificuldades… Não houve planejamento, não comprou a passagem, não sabe onde se hospedará, não sabe sequer se conseguirá embarcar e se terá vaga em algum hotel… Em outras palavras, não faz sentido, certo?
A partir daí, entendo que o exemplo demonstra de maneira simples e direta ao ponto a importância de planejar.
Lembre-se da analogia do destino e do caminho. Um destino sem caminho, é apenas um sonho distante. Um caminho sem destino, é um vagar sem rumo, prática de quem está perdido.
Para o registro do planejamento há ótimas opções de ferramentas, conforme a necessidade específica. Abordarei algumas, com indicações para encontrá-las.
Perceba que algumas das ferramentas sugeridas servem para o planejamento de um negócio em si (ou um novo projeto), enquanto outras têm utilidade no planejamento operacional, ou seja, na organização e gestão do tempo diário.
1ª Ferramenta: Canvas
Se a pessoa deseja planejar um novo negócio ou projeto, sugiro o Canvas. Não confunda com o canva.com, ferramenta que permite a elaboração de apresentações e um número enorme de formatos, como posts, panfletos, slides, etc.
O Canvas nasceu a partir do trabalho colaborativo de cerca de 400 pessoas do mundo todo, incluindo empresários, acadêmicos e profissionais autônomos. O produto de tamanho esforço foi compilado em um livro chamado Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios. Trata-se, portanto, de uma ferramenta para planejar novos modelos de negócio.
As 9 áreas fundamentais de um negócio em nascimento estão representadas na ferramenta, as quais devem ser preenchidas para que se tenha uma visão ampla e sistêmica das ações necessárias para o início efetivo das operações.
Para acessar um modelo de Canvas, clique aqui.
Se quiser saber mais sobre o Canvas, eu tenho um curso online pela plataforma da Udemy; acesse clicando aqui.
2ª Ferramenta: Plano de Negócios
Para negócios já existentes e consolidados, a sugestão é o tradicional (no bom sentido) Plano de Negócios. Claro que se espera que um negócio existente e consolidado já tenha seus planejamentos, mas também se espera que os mesmos sejam revisados e atualizados constantemente. Essa ferramenta aplica-se nesse caso.
O Plano de Negócios tem uma lógica diferente do Canvas, sendo mais descritivo e menos visual. Para preenchê-lo, a pessoa precisará de mais informações e mais tempo de trabalho.
Entre os tópicos comumente vistos no Plano de Negócios estão: a) um resumo executivo; b) a descrição da empresa com suas metas, valores, políticas, produtos e serviços; c) uma análise de mercado, clientes, fornecedores e concorrentes; d) planos de marketing, finanças e operações.
Se quiser acessar um bom modelo de Plano de Negócios, clique aqui.
3ª Ferramenta: Gráfico de Gantt
Apenas citarei o gráfico de Gantt, sem entrar em detalhes. Afinal, já elaborei um texto no blog detalhando-o. Se quiser acessar o texto em questão, clique aqui.
Destaco, apenas, que trata-se de ferramenta para o planejamento operacional, isto é, aquele com foco na organização e gestão do tempo diário.
4ª Ferramenta: Agenda
Sim, a boa e conhecida agenda é uma excelente ferramenta de planejamento operacional. Você pode utilizar a versão impressa ou digital, importa menos. Cada pessoa terá sua preferência.
A agenda permite a organização das ideias e das ações na linha do tempo, o que é a essência de qualquer planejamento. Há somente uma consideração, que por sinal vale para qualquer ferramenta. Ter, mas não utilizar, é algo sem sentido, ok?
Digo isso porque tenho ouvido com alguma frequência a consideração “tenho agenda, mas abro pouco”. Sério?! Então do que vale a ferramenta?
Se quiser acessar um modelo de agenda online, clique aqui para entrar no Google Calendar.
Só desconsidere a frase que abre a página… (“passe menos tempo planejando e mais tempo produzindo…”). Após ter lido meu texto, você já sabe que acho essa ideia algo completamente sem sentido, uma ideia verdadeiramente torta. Mas a agenda deles em si é boa, então vale a dica.
Para fechar, um incentivo! Pesquisas indicam que um bom planejamento aumenta suas chances de sucesso em até 60%. É algo bem significativo! Faça seus planejamentos, combine-os com seus objetivos, alcance o sucesso naquilo que se propôs realizar!
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